quinta-feira, 27 de junho de 2013

ITORORÓ: POPULAÇÃO ENTRA NA ONDA DOS PROTESTOS E COBRA MELHORIAS DO GOVERNO MUNICIPAL

Parece que a onda de protesto espalhado por todo o Brasil está chegando aos pequenos municípios também, como é o caso de Itororó – cidade com pouco mais de 20 mil habitantes que fica no sul da Bahia. O motivo do protesto na terra da carne de sol é o aumento de 33% na conta de água, em um momento em que a cidade vivencia a sua pior crise econômica dos últimos 20 anos.

Mesmo com o povo lotando o plenário da Câmara de Vereadores com cartazes, faixas e placas, os vereadores da situação não se intimidaram e votaram a favor da elevação do valor da tarifa. Por isso, uma nova onda de protestos está marcada para o próximo dia 01 de Julho.

A economia itororoense girava em torno dos mais de 2 mil empregos gerados pela indústria calçadista Azaléia S.A que fechou as portas recentemente no município, da produção da carne de sol que garantia o sustento de mais mil pessoas e agora não gera mais, pois o matadouro municipal foi fechado – sem previsão de ser reaberto e também pelo fluxo de pessoas que vinha a cidade para as festas, principalmente o Festsol. Porém, tudo isso não existe mais e a cidade agora depende da renda gerada pelo comércio, que é fraco por conta da concorrência desproporcional dos comerciantes das cidades vizinhas, da renda dos aposentados e dos funcionários públicos municipal e estadual.

Os manifestantes que pretendem ir as ruas no próximo dia 01 de Julho querem que o prefeito Marco Brito dê explicações convincentes sobre o por que do aumento água nesse momento em que a cidade está inerte no tempo. Além disso, a cidade sofre com os buracos nas ruas, a falta de luz nos postes e a falta de transporte para levar os doentes da cidade para outros centros em busca de tratamento adequado para seus males. Outra questão que será abordada pelos manifestantes é o meio ambiente, pois é visível a todos o quanto o Rio Colônia está ameaçado por conta da poluição proveniente dos esgotos da cidade.

4 comentários:

  1. governo municipal tem que da explicação da quantidade de dinheiro que recebeu em 6 meses e não fez nada,para onde foi o dinheiro do povo?povo exige explicação onde colocaram o dinheiro publico,pois saúde pede socorro,a educação cada dia pior a assistência social não existe,não existe nenhuma obra na cidade ``o posto de gasolina do secretário de saúde``,nem lazer e nem esporte pois estádio esta fechado a 6 meses,os funcionários públicos foi tiradas as vantagens conguistadas, precisamos unir e ir para ruas questiona-mos tudo isso e principalmente porque o prefeito não vai a prefeitura a 6 meses, cadé o dinheiro, ali babá e os quarenta?

    ResponderExcluir
  2. POVO UNIDO NÃO PRECISA DE PARTIDO.

    ResponderExcluir
  3. Marco Brito está "cagando" para essa manifestação, precisamos tira-lo do poder. Como disse Joaquim Barbosa o povo tem esse direito. Dr Adauto para prefeito de Itororó urgentemente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Adauto sem dúvida é o melhor nome para nossa cidade.

      Excluir