quinta-feira, 7 de novembro de 2013

STF DIZ NÃO AO VOTO IMPRESSO

STF declara voto impresso inconstitucionalO Supremo Tribunal Federal (STF) acabou nesta quarta-feira (6) definitivamente com as chances de voto impresso a partir da eleição do próximo ano. Os ministros do STF declararam inconstitucional um dispositivo legal de 2009 que previa essa possibilidade com o objetivo de conferir o resultado da eleição.

A impressão do voto chegou a ser testada na eleição de 2002 no Distrito Federal, no Estado de Sergipe e em mais 73 municípios brasileiros. Mas foi descontinuada após ter provocado atrasos na votação e suspeitas de quebra de sigilo do voto. Durante o julgamento desta quarta, os integrantes do STF reafirmaram que a urna eletrônica é segura.

A ministra Cármen Lúcia, que preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse que o sistema eletrônico de votação adotado pelo Brasil é confiável e serve de inspiração para outros países. Segundo ela, todos os meses o TSE recebe pedidos de visita de pessoas de várias partes do mundo que querem conhecer o método.

Nenhum comentário:

Postar um comentário